segunda-feira, 23 de março de 2009

Egoísmo?



Então, tenho que escrever mais um texto. Na verdade não sei se TENHO, mas é o que dizem! Então...



‘Precisa-se de ética’, talvez a frase que mais se ouve, nas escolas, nos cursos, jornais, novelas, peças etc. Curioso por saber o motivo de todos falarem que 'falta ética' no mundo, eu comecei a perguntar, sempre que alguém falava isso, o que era ética, e o que eles queriam dizer com essa falta de ética! O interessante é que coincidentemente ou não, a maioria ‘pesada’ começava suas explicações e sempre chegavam num ponto em comum, que era o “interesse pessoal”. Pra estas pessoas a falta de ética está intimamente ligada ao ‘interesse pessoal’, coisa que eu discordo veementemente. Eles defendem que um líder nato, não pode pensar no seu interesse pessoal, os políticos honestos, não pensam no seu interesse pessoal e etc. O que parece, a priori, um pensamento óbvio né ? – NÃO- óbvio que não, quer dizer, isso aqui é um blog, então... Pra mim não é bem assim! Na verdade penso quase que o oposto! Eu me arrisco a dizer que tudo na vida acontece por interesse pessoal. Eu generalizo mesmo, por uma linha de pensamento, relativamente simples.


Por exemplo, se uma senhora faz um trabalho voluntário, você pode pensar, ela não está pensando no interesse pessoal, mas está sim. Ela poderá fazer isso pra entrar no céu ou pra Deus olhar pra ela com bons olhos, ela poderá fazer isso pra si sentir melhor com este bom ato. Mas qualquer um dos dois ela pensará no seu interesse próprio. Se um político passar seu mandato todo de forma honesta, ajudando os mais necessitados e mantendo uma postura altruísta, ele estará pensando em ficar bem aos olhos de seus eleitores para ganhar às próximas eleições, ou vai querer ser o orgulho de sua família ou até sentir-se bem consigo mesmo, deitar a cabeça no travesseiro e conseguir dormir. Mais uma vez, todas as opções levam a um pensamento egocêntrico.





Não quero, com isso, deixar um pensamento egoísta no ar, quero sim, deixar claro, que mesmo com pensamentos de interesse pessoal, um indivíduo pode ajudar um grupo. Pois o que move o homem é estar bem consigo, o que acende a gana no homem, é a realização própria. Não se sinta mal se você só pensa em seu interesse, isto se não levar malefícios a terceiros. Mas é lógico e mais que saudável, um ser humano mover-se, praticar suas ações e até pensar com um fundamento de interesse pessoal, para chegar a uma ajuda global. Se seu pensamento egoísta, mudar o presente pra ajudar um grupo, vá em frente.
Existem pensamentos egoístas mais humanitários que muitos pensamentos filantrópicos.


R.A.R.A.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente e sempre pensei assim.
    Sou completamnte egoísta se pensarmos na definição da palavra, o problema é que as pessoas colocaram de forma pejorativa o egoísmo. Todos nós somos egoístas, mas até pra o egoísmo existe ética.

    ResponderExcluir